OsapiCare

Prémio:
Startup do Ano

Sector:
HealthTech

Breve Descrição:
Software médico interpretador de imagens microscópicas com recurso a inteligência artificial, disponibilizado para hospitais públicos, clínicas e centros médicos, visando compensar a falta de profissionais para a realização de exames laboratoriais. O software consegue fazer leituras de imagens microscópicas de uma amostra sanguínea em poucos segundos, dizendo se há glóbulos vermelhos infectados, indicando a presença de um parasita ou bactéria, a quantidade de parasitas, o tipo e o estágio de evolução, todo esse processo de interpretação de imagem é feito sem intervenção de um analista clínico, basta que o analista colha a amostra de sangue, coloque a lâmina no microscópio, ajuste o microscópio e em seguida com um smartphone é capaz de fazer um scanner da imagem microscópica por meio das oculares do microscópio, ou ainda usar uma câmara conectada num computador nas oculares do microscópio, feito isso, o aplicativo consegue avaliar a imagem microscópica em alguns segundos para dar um relatório ao Analista Clínico. Este software consegue por exemplo, detectar o número de campos de paludismo num paciente, de forma rápida e precisa.

WiConnect

Prémio:
Startup do Ano

Sector:
Software

Breve Descrição:
A WiConnect Lda., uma empresa de Wi-Fi Marketing e Publicidade, que foi lançada com o duplo objectivo: democratizar o acesso à internet em Angola, promovendo a inclusão digital, e oferecer às empresas uma nova maneira eficaz de alcançar os seus clientes através do Wi-Fi Marketing e Publicidade. O projecto foi lançado em 2015, visando beneficiar tanto os consumidores quanto as empresas locais. Desde o lançamento, tem-se verificado um crescimento constante na utilização da rede Wi-Fi gratuita da WiConnect, com mais de 200.000 utilizadores activos mensalmente e mais de 600 pontos de Wi-Fi estabelecidos em todo o país. Além disso, existe um considerável número de empresas que utilizam os serviços de Wi-Fi Marketing da WiConnect para alcançar os seus clientes de forma mais eficaz.

BayQi

Prémio:
Startup do Ano

Sector:
Fintech/E-commerce

Breve Descrição:
A BayQi é uma super app angolana que oferece serviços de pagamentos digitais, e-commerce e serviços financeiros. O projeto visa aumentar a inclusão financeira e digital no país, conectando consumidores e vendedores locais. A BayQi Wallet permite pagamentos por QR Code e oferece soluções para vendedores informais e pequenos negócios, como o projeto “I Love Angola Meu Negócio A Um Click”

pt_PTPT